Refrigerantes do Triângulo: A empresa mais antiga do Distrito Industrial


Fábrica - Planta atual

O ano era 1964. Luiz Massaro que já trabalhava com distribuição de bebidas, visita e conhece a Pepsi e se encanta pelo modelo de franquia oferecido pela empresa. Após decidir abrir o empreendimento nesse formato, era a hora de escolher o local para a construção da fábrica, é quando Massaro e família se mudam para Uberlândia.


A construção pioneira no Distrito Industrial começa no mesmo ano, marcando o início do distrito uberlandense, quando ainda nem existia a BR-050. No ano seguinte (1965), os moradores da cidade recebem, em carreata pelo centro da cidade, os equipamentos importados dos Estados Unidos e, então, no dia 15 de agosto, é inaugurada a fábrica da Refrigerantes do Triângulo, seguindo o projeto da Pepsi, com colunas avançadas e revestimento em pastilha, referência à capital federal (Brasília), recém-inaugurada.


Fachada - Planta franquia Pepsi

Na década de 1980, começa a fabricação do Guaraná Mineiro, sabor não oferecido pelo portfólio da Pepsi (Pepsi Cola, Mirinda Laranja, Teen Limão). Já nos anos 90, a Refrigerantes do Triângulo passa por reformas e assume uma nova planta industrial para a moderna linha de garrafas PET. O contrato com a franqueadora é encerrado, a linha Mineiro é expandida para mais sabores e é criada a marca Zap, para o refrigerante sabor cola.


As décadas seguintes são marcadas por expansão de mercado (Goiás e Distrito Federal), além do lançamento de novos produtos, como água mineral, cerveja (Cerma), sucos e água de coco. Para o ano de 2020 a previsão é de construção de uma segunda fábrica.


Nesses 54 anos de atuação, a Refrigerantes do Triângulo só tem a agradecer à cidade de Uberlândia, aos uberlandenses e aos uberlandinos por todo o apoio e confiança no trabalho, além de parabenizar a Nossa Casa pelos 131 anos de história da qual temos o orgulho de fazer parte.