Empossada Nova Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA)

Você sabia que as grandes empresas devem constituir uma equipe de prevenção de acidentes? Na Refrigerantes do Triângulo, fabricante dos produtos Mineiro, além do fornecimento de equipamentos de proteção, oferecer treinamentos e prezar pelo cumprimento à legislação, temos profissionais especializados em segurança do trabalho e a comissão interna de prevenção a acidentes (CIPA), que anualmente renova seus membros com a eleição de representantes dos empregados e de representantes da empresa. Outra iniciativa é a realização anual da Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT).


A CIPA é composta por um total de 22 trabalhadores (11 eleitos e 11 indicados pela empresa), abrangendo todos os setores da fábrica, expedição, vendas e entrega da unidade de Uberlândia/MG. Neste ano, a eleição dos representantes dos colaboradores ocorreu entre os dias 24 a 26 de julho e a posse dessa nova gestão, no dia 04 de setembro. Eles assumem a responsabilidade de auxiliar a empresa na prevenção de acidentes e na busca de um ambiente de trabalho saudável até setembro de 2020.


Para Ronan Borges, engenheiro de segurança da Refrigerantes do Triângulo, além de contar com o setor de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT - composto por um médico, três técnicos e um engenheiro de segurança do trabalho), a composição da CIPA busca estar mais próximo do colaborador, “observando e apontando riscos no comportamento e na condição do ambiente de trabalho que possam gerar acidentes ou doenças ocupacionais. Assim, a comissão propõe soluções e auxilia o SESMT na disseminação da cultura de prevenção de acidentes na empresa, de forma a alcançar todos os trabalhadores”.


Leonato Pereira dos Reis foi indicado como presidente da CIPA (2019-2020) e vê a responsabilidade do cargo como um grande desafio e diz que “a nova gestão pretende ser atuante e trazer bons resultados para a empresa, relacionados à saúde e segurança do trabalho”.


Equipe CIPA 2019-2020