Direto dos coqueirais do Nordeste

Conhecendo a produção da Água de Coco Mineiro



Quando pensamos nos estados nordestinos as primeiras imagens que vêm à nossa cabeça é do agreste, do mandacaru e só depois nos lembramos do litoral e dos coqueirais. Conhecendo melhor a região após algumas viagens, descobri que o nordeste e, principalmente, os nordestinos são muito mais que esse estereótipo. A realidade é surpreendente pela riqueza, a capacidade produtiva e, acima disso, a competência e dedicação da população que mistura traços e caracteriza o povo brasileiro.


A cidade de Paraipaba, no Ceará, conhecida como a terra do coco, foi a localidade escolhida para a instalação da Paraipaba Agroindustrial que é composta por unidades de processamento, produção, envase e logística, além de um coqueiral próprio com certificação Coco Orgânico. A empresa iniciou as atividades em 2002 e pertence a dois empreendedores chamados Mark e Laércio, um suíço e um mineiro. Eles se conheceram em um treinamento da Embrapa e superaram inúmeros desafios desde o começo das atividades e hoje contam com mais de 100 colaboradores e exportam para mais de 16 países. Ao visitar a empresa, pude conhecer uma estrutura modelo em processos com foco na qualidade.


Acompanhado pela coordenadora comercial, Rosilene, visitei a linha de produção, mas antes passei por um breve treinamento sobre segurança no trabalho e segurança alimentar. Tive que vestir avental e touca para entrar na produção. Tudo começa pela recepção dos frutos que chegam aos milhares, vindos de fornecedores selecionados. Eles são descarregados e passam por uma inspeção inicial que é o controle da maturação (ideal entre 45 e 60 dias) e o BRIX (quantidade de açúcar), além de outros indicadores. São levados por esteiras até a sala de extração da água, que acontece em um ambiente com higiene absoluta. Cada coco perfurado fornece uma média entre 400 e 500 ml de água que cai diretamente em um sistema de filtragem e é enviada para um tanque asséptico, passando por um processo de qualidade em laboratórios próprios.


O envase segue o padrão internacional de esterilização UHT da empresa sueca Tetra Pack. Rolos impressos com a marca MINEIRO formam as embalagens ambientalmente corretas, passando rapidamente pelas fases de dobras, cortes e soldas. Ao final são aplicados os canudos ou tampas antes da montagem da caixa de embarque. Já a polpa e a casca do coco são encaminhadas para outros processos industriais, evitando desperdício de matéria-prima e de recursos naturais.

A Refrigerantes do Triângulo – fabricante e distribuidora dos produtos Mineiro possui a missão “satisfazer o cliente pela qualidade dos produtos” e busca fornecedores que possuam a mesma visão. Dessa forma, a Água de Coco MINEIRO é resultado de uma ampla pesquisa para a formulação de um produto que preserva o sabor natural e as propriedades nutricionais da água de coco in natura. Por isso, ela é produzida exclusivamente com cocos verdes de produtores da região Nordeste e distribuída na área de atuação da Refrigerantes do Triângulo (MG, GO e DF) através dos pontos de venda atendidos por nossa equipe.


Carlos Magno R. d´Armada – assessor de comunicação


Carlos Magno e equipe da Paraipaba Agroindustrial